Destaques

sábado, 6 de junho de 2015

Temporada 2014/15: Zagueiros

Dupla de zaga titular do Arsenal. Mertesielny!

Agora chega a vez de falar sobre nosso zagueiros. Nossos defensores foram bem sólidos e ao contrário da temporada anterior, onde sofremos algumas enxurradas de gols, principalmente em jogos grandes. Nesta não levamos mais de três gols e nenhum jogo. Terminamos como terceira menos vazada da PL, com 36 gols. Em todas as competições foram 56 gols sofridos.

Vários são os fatores deste bom desempenho: Os laterais Bellerin/Monreal foram surpreendentemente bem - mais preciso de janeiro pra cá, sendo sólidos na defesa e no apoio ao ataque. A fase de Coquelin na volância também deu mais seguridade a zaga. É a parceria de Kos/Merter, que conseguem uma conexão onde os dois se completam dentro de campo.

Per Mertesacker: Merter é frio como gelo e desde que chegou ao Arsenal se tornou peça crucial no esquema de Wenger. As vezes criticado por ser lento, o alemão complementa sua falta de agilidade com técnica e precisão em desarmes.

Nosso BFG abusou de sua experiência e agora prestes a completar 31 anos, veremos como será o rendimento dele na próxima temporada. Nesta, ele atuou em 48 jogos (cerca de 4293 minutos) marcou dois gols e levou apenas dois amarelos. Um bom número para quem teve suas férias encurtada por ter atuado na copa do mundo.

Laurent Koscielny: Sou mega fã do futebol de Koscielny. Ele é um zagueiro que não gosta de aparecer. faz o básico e é muito técnico. Também tem boa agilidade e visão dentro do jogo. Especialista em desarmes teve uma temporada muito boa, que poderia ser melhor devido algumas lesões.

Em 201/15, atuou em 39 partidas (3354 minutos) marcou três gols e levou quatro amarelos.

Abaixo um vídeo que mostra as qualidades do camisa 6 que acima citei:




Gabriel Paulista: Aos 24 anos foi contratado junto ao Vilarreal na janela de verão. Pelo Arsenal o brasileiro atuou em 6 partidas, mas na temporada foram 37 jogos disputados.


Gabriel Paulista chegou ao Arsenal em janeiro, procedente do Villarreal. 
Nos primeiros jogos em que entrou, Gabriel mostrou um pouco de insegurança. Mas logo foi elogiado e um pouco alfinetado por Wenger, pelo motivo de não falar inglês:

''É concentrado, alto, rápido e comprometido. Ainda é novo, tem só 24 anos e é uma idade boa para um zagueiro. Precisa de um tempo de adaptação, porque ainda não fala inglês, e é uma posição em que, para evitar gols, você tem que conversar o tempo inteiro com os companheiros.''

Com certeza deverá jogar mais na próxima temporada, onde estará mais adaptado e pronto para ser exigido. 

Calum Chambers: Contratado no inicio da janela passada. Chegou como peça multi funcional, podendo atuar na direita, meio e zaga. Logo disse que sua preferência é jogar como zagueiro. Foi bastante utilizado no começo, quando Mertesacker ainda voltava das férias pelo motivo de ter jogado a copa. Também jogou na direita após a lesão de Debuchy, quando Bellerin ainda não havia assumido a posição.  

Um pouco afobado teve um primeiro ano no Arsenal de altos e baixos. Sofreu com algumas lesões e sentiu a falta de experiência, principalmente quando foi exigido em jogos da liga. 

No total disputou 36 jogos, levou nove amarelos e um vermelho. Chambers tem apenas 20 anos e ainda tem muito a evoluir.

Opinião: Nossa dupla titular é consistente, sólida e o mais importante: entrosada.  Já atuam juntos a um bom tempo e isso ajuda dentro de campo. No entanto a carga toda não pode ser creditada apenas em Koscielny e Mertesacker. Até porque no meio do caminho surge lesões e o cansaço é inevitável. Para isso se espera que Gabriel e Chambers estejam mais maduros e prontos para substituírem ou até brigarem por posições com os titulares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário