Foto/Reprodução
|
Lollichon acompanha Cech desde os tempos de Rennes, |
O Arsenal, a pedido do próprio Petr Cech também acertou com seu preparador Christophe Lollichon, que acompanha goleiro desde os tempos de Rennes e é reconhecido com um dos melhores nesta função. Sendo assim procuramos saber um pouquinho da renomada carreira deste profissional.
Christophe nasceu em 2 de março de 1953 em Nantes (FRA). Mesmo sendo um sonho, nunca chegou a jogar profissionalmente. Então percebeu que seu talento com futebol era treinar e aos 24 anos, desistiu de atuar no futebol amador para trabalhar no Ancenis, pequeno clube perto de Nantes.
Atuar como goleiro sempre foi sua paixão, escolhendo a posição quando criança pela individualidade e pela capacidade de atuar com as mãos, além dos pés.
Quando se juntou a equipe francesa, começou trabalhando nas categorias de base, mas rapidamente se tornou Goalkeeping coach da equipe Principal, onde ele conheceu o jovem Cech durante a temporada 2003/2004. Ao todo, foram oito anos no Rennes (1999 a 2007).
Além de Cech, no time francês ele foi mentor de goleiros como Michaël Landreau, Andreas Isaksson, Christophe Revault e Patrice Luzi. O último atuou no Liverpool de 2002 a 2005.
Recebendo indicação de Cech, chegou ao Chelsea em 2007 para substituir Silvino Louro, que com a saída de mourinho, deixou o cargo livre.
Abaixo separei alguns trechos de uma entrevista concedida por Lollichon ao portal French Football Weekly (FFW) em março deste ano.
(FFW): Em um ponto de vista profissional, você está sempre se atualizando e pronto para novos desafios ?
"Você sempre tem que estar pronto. Lembro do meu primeiro ano no Chelsea, quando no período de férias recebi uma mensagem de texto de um amigo. Ele disse "você já ouviu falar que foi demitido ?''
''Procurei saber mais e vi que nos sites France Football e L'equipe dizia que eu estava demitido do Chelsea, porque Scolari estava chegando ao clube e iria usar seu próprio treinador de goleiro. Prontamente liguei para o clube e eles me disseram que realmente Felipão estava vindo com o seu próprio treinador de goleiros, mas que ele iria trabalhar de outra forma.
''Mesmo após Felipão sair, sempre houve treinadores que viam com sua equipe completa. Mas em momento algum eu deixei de fazer o meu trabalho, porque todos sempre deixaram claro que confiam em mim e queriam os meus trabalhos.''
"Eu tenho um grande relacionamento com Petr Cech, que é uma pessoa especial. Nós estamos trabalhando juntos há oito anos. Sim, são oito anos sempre encontrando as maneiras para fazer treinamentos interessantes. Nosso relacionamento vai além de apenas lado esportivo.''
(FFW): Como está sendo a temporada de Petr Cech?
"Ele acabou de ganhar mais um trófeu (referindo se a Copa da liga conquistada pelo Xelsy nesta última temporada), seu décimo quarto em 10 anos. Petr está indo bem, apesar de sua situação atual não tão fácil. Mesmo na reserva, ele continua trabalhando como se estivesse escalado para jogar no fim de semana''
Relembrando, esta entrevista foi concedida em março de 2015. Nesta última resposta o Lollichon deixou um pouco claro que Cech não estava feliz na reserva. Melhor para nós.
Clique e veja toda a entrevista na FFW.
Em sua cidade natal, Christophe é conhecido pelas suas qualidades de trabalho duro, atenção aos detalhes e comunicação. Fatores excelentes para o desenvolvimento do jovem Szczesny, que vai poder aprender bastante com o consagrado Petr Cech e seu competente treinador.
Para finalizar. Não tenho uma info concreta, mas acredito que mesmo com a chegada no novo preparador. O ex-goleiro, Gerry Peyton, preparador de goleiros do Arsenal desde Julio de 2003, deverá permanecer no clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário