Destaques

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Conheça mais da história do Bradford City, adversário do Arsenal nas quartas de finais da capital one cup



Depois de passar pelo Reading em um histórico jogo que acabou com o placar de 7x5 para os Gunners. Após o sorteio nos ultímos dias o Arsenal conheceu seu futuro adversário, que é o pouco falado e conhecido Bradford City. eu particularmente desconheço essa equipe, então procurei pesquisar e saber um pouco mais da história do nosso proxímo rival na capital one cup.

Bradford City Association Football Club, um clube de futebol da cidade de Bradford na Inglaterra, fundado no ano de 1903 e que atualmente disputa a quarta divisão do Campeonato Inglês (League two).

História:
Seu primeiro jogo em competições oficiais foi em 01 de setembro de 1903 contra o Grimsby Town pela quarta divisão inglesa, onde acabaram sendo derrotados por 2-0. seis dias depois a equipe fez sua primeira partida na cidade de Bradford e atraiu mais de 11 mil fãs que foram prestigiar o novo clube da cidade.

O clube terminou em 10º lugar em sua primeira temporada na league two. No ano seguinte, mais precisamente em novembro de 1905. Peter O'Rourke assumiu como treinador, e mal sabia ele que levaria o time de Bradford aos maiores triunfos de sua história. em 1907-08 com ele no comando, os Bantams foram campeões da quarta divisão e consequentemente subiram a League One.

A melhor temporada desse clube centenário foi em 1910-11, ainda sobre comando de O'Rourke e já dispultando a segunda divisão, conseguiram acesso a elite do futebol Inglês.
Na mesma epóca o Bradford conquistou o maior título de sua história, ao bater o New Castle por 1-0 com gol do capitão Jimmy Speirs o clube sagrou se o campeão da Copa da Inglaterra de 1911.

O city permaneceu na primeira divisão, até meados da Primeira Guerra Mundial, mas em 1921-22, juntamente com o Manchester United voltou para a segunda divisão.
Depois disso, o Bradford City ficou longos anos viajando pelas divisões inferiores do campeonato Inglês e até conquistou a league one (terceira divisão) na temporada de 1984-85. no ano seguinte o sonho de voltar a elite foi por água baixo ao serem novamente rebaixados.
Até que em 1999 depois de exatos setenta e sete anos sem disputar a primeira divisão (1922 a 1999), o Bradford City conseguiu o acesso á premiere league. Só que depois de duas temporadas a equipe foi novamente rebaixada e devido a instável situação financeira e dividas que chegavam á £ 13 milhões, o clube teve que conviver com mais duas quedas sucessivas, assim voltando para a quarta divisão.

Atualmente o Bradford ainda está na League Two, onde se encontra na quinta colocação com 24 pontos estando na luta para o acesso a 3° divisão. 
















No meio de semana após 0-0 no tempo normal e extra, a equipe eliminou o Wigan da copa da liga pelo placar de 4-2 nos penaltis, se credenciando agora a enfrentar o nosso Arsenal pelas quartas de finais.

Saiba mais sobre o atual time :

Saiba mais sobre o elenco e jogadores: http://www.bradfordcityfc.co.uk/team/player-profile/













TRAGÉDIA QUE MARCOU A HISTÓRIA DO BRADFORD CITY

Mauro Cezar da Espn escreveu tudo sobre o incêndio que destruiu o estádio do Bradford City.
Obs:  texto a seguir não foi produzido por mim, então todos créditos são dados ao autor.  http://forum.esporte.uol.com.br/video-ha-23-anos-96-mortos-antes-incendio-matou-56-em-estadio-vejamcp-o-profecor-de-istoria_t_1981935

Em 11 de maio de 1985, um incêndio destruiu em minutos parte do estádio Valley Parade, do Bradford City. Foram 56 mortos e 265 feridos, queimados. O jogo contra o Lincoln Cityera de festa para os fãs do Bradford, que comemoravam o título da terceira divisão e o acesso à segundona.


O Valley Parade durante o incêndio: o fogo se espalhou rapidamente

O Valley Parade foi erguido 99 anos antes do desastre, em 1886, para partidas do Manningham Rugby Football Club. Até que em 1903 a agremiação se definiu pelo futebol e assumiu o nome Bradford City. Após a tragédia, £2,6 milhões foram investidos na reconstrução e remodelação da cancha, reaberta em dezembro de 1986. Hoje comporta 25.136 espectadores e seu recorde de público data de 11 de março de 1911, em duelo entre Bradford City e Burnley, pela Copa da Inglaterra diante de 39.146 torcedores. É o mais antigo recorde de público de um estádio inglês, com mais de cem anos.


O setor devorado pelas chamas após o incêndio: feito em boa parte com madeira

O Bradford era campeão da terceira divisão desde os 2 a 0 sobre o Bolton Wanderers (17º naquele campeonato) e o capitão Peter Jackson levantou a taça antes de a bola rolar contra o Lincoln (19º). Millwall e Hull City subiram com os Bantams. Aos 40 minutos do primeiro tempo, ainda com o placar em branco, o incêndio começou na tribuna principal.


O estádio Valley Parade, do Bradford City, após a reforma: mais de 25 mil lugares e que agora esta na expectativa de receber o poderoso Arsenal em jogo que acontece dia 19 de dezembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário