Destaques

sábado, 16 de junho de 2012

Euro2012: Sem Rosicky, República Tcheca vence e se garante nas quartas.


Precisando desesperadamente da vitória para conseguir a vaga nas quartas diante de sua torcida, a Polônia tomou a iniciativa do jogo. Logo no primeiro minuto, Obraniak cobrou falta da direita e a defesa tcheca afastou mal. O volante Dudka emendou uma bicicleta mas, mal posicionado, mandou a bola perto trave esquerda de Cech. Aos 9, a zaga voltou a falhar e Lewandowski ganhou na corrida – no chute, entretanto, desequilibrou-se e bateu para fora, na cara do goleiro.

Com a chuva castigando Wroclaw, o jogo teve uma primeira etapa aberta e com grande movimentação das duas equipes. O nervosismo, no entanto, não atrapalhava só os poloneses, e a República Tcheca também desperdiçou boa chance de abrir o placar. Pilar, livre, pegou rebote de Selassie, mas furou feio e cedeu a posse de bola. O campo molhado dificultava a vida dos goleiros e, aos 21 minutos, Boenisch bateu de longe e quase surpreendeu Cech.

Enquanto a República Tcheca tentava chegar pelas laterais, a Polônia abusava das jogadas pelo meio e o ritmo do jogo caiu a partir da segunda metade do primeiro tempo. As chances claras de gol diminuíram quando os tchecos equilibraram a posse de bola, e a melhor oportunidade depois dos 25 minutos saiu com Plasil, novamente, aos 38: de longe, ele bateu mas escorregou e Tytob ficou com a bola em dois tempos.
Com a vitória parcial da Grécia sobre a Rússia no outro jogo da chave, a República Tcheca sabia que estaria sendo eliminada se o panorama permanecesse o mesmo e começou a segunda etapa atacando mais. Ainda assim, a falta de Rosicky era sentida e os donos da casa sofriam poucos sustos. Aos oito minutos, Limbersky recebeu em velocidade pela esquerda e bateu à direita do gol polonês.

Selassie, pela ala direita dos tchecos, era sempre acionado, mas o último passe era um problema e, apesar da vontade das duas seleções, o nível do jogo caiu. Cech praticamente não trabalhava, mas Tytob tomou grande um susto aos 18 minutos. Em cobrança de falta levantada na área por Plasil, Sivok cabeceou a queima-roupa e o goleiro polonês socou para longe, tirando o perigo “no susto”.

A pressão dos tchecos aumentou e Polônia parecia perdida, sem posse de bola e nem aproveitando os contra-ataques. Minutos depois da primeira boa chance, Baros recebeu passe de Jiracek na meia esquerda, cortou e chutou firme no canto direito. Tyton agarrou e, desta vez, não deu rebote. O gol era questão de tempo, e saiu aos 26 minutos... A Polônia perdeu a bola no campo de ataque, Baros, tocou na medida para Jirácek, que teve tempo de dominar e chutar cruzado para abrir o placar.

Apesar da animação dos poloneses, que não pararam de incentivar, os tchecos chegaram perto de ampliar. Já nos minutos finais, no entanto, não restava outra alternativa que não o ataque para os anfitriões poloneses - e a pressão foi grande. Aos 40, Piszczek cruzou na área, e o zagueiro Wasilewski tentou colocar de cabeça no ângulo, mas mandou para fora e lamentou muito.

No último minuto, para aumentar ainda mais o sofrimento, Kuba arriscou no desespero e a defesa tcheca salvou em cima da linha. Para desespero dos jogadores da Polônia, que desabaram no gramado após o apito final.

Sem se recuperar de uma lesão a tempo, Rosicky teve que assistir partida do banco de reservas.



















Decidida as duas vagas do grupo A, dois Gunners já voltam para a casa. Arshavim pela Russia e Szczesny goleiro da seleção Polonesa se despedem da Euro2012 mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário