Foto : Time campeão de 1930 |
Três anos após perder a final da FA Cup para o Cardiff City em 1927 no Wembley, Herbert Chapman - um dos maiores técnico da história do Arsenal, levou o clube de volta a decisão em 1930 para encarar Huddersfield Town, e enfim levar aquele título inédito.
Até chegar a grande decisão, Arsenal deixou pelo caminho cinco adversários, foram eles:
Round 3: Arsenal 2–0 Chelsea
Round 4: Arsenal 2–2 Birmingham
Replay: Birmingham 0–1 Arsenal
Round 5: Middlesbrough 0–2 Arsenal
Round 6: West Ham United 0–3 Arsenal
Semi-Final: Arsenal 2–2 Hull City
(Jogo dispultado no Elland Road, Leeds)
Replay: Arsenal 1–0 Hull City
( Jogo disputado noVilla Park, Birmingham)
Na finalíssima, como já dito antes, Arsenal e Huddersfield town duelaram em Wembley. O mais curioso foi que antes ir comandar o glorioso Arsenal, Chapman teve grande sucesso no propío Huddersfield, onde conquistou a FA Cup e duas premiere leagues, deixando o clube com extatus de melhor da Inglaterra na época.
Para o confronto, Chapman armou o Arsenal da melhor forma e com todas as principais peças disponíveis.
3 Eddie Hapgood 4 Alf Baker
2 Tom Parker (c) 5 Bill Seddon
6 Bob John 7 Joe Hulme
8 David Jack
10 Alex James 11 Cliff Bastin
9 Jack Lambert
Pelo lado do Huddersfield, o capitão Tom Wilson e Billi Smith eram as principais armas do tecnico Clem Stephenson, para buscar o bi da FA cup.
Foto : Estádio Wembley totalmente lotado na decisão de 1930 |
O jogo teve inicio e logo já ficava claro que o Arsenal não queria desta vez, adiar ainda mais o título da FA Cup. trocando passes e explorando o adversário, os Gunners sufocavam o adversário.
Logo no minuto 17, Alex James cobrou falta rápido e tocou para Cliff Bastin na ponta da área, Bastin dominou limpou um marcador e devolveu para James, que de cara para o goleiro chutou forte no canto e abriu o placar. Bastin e James formavam uma dupla espetacular, e por costume sabiam se encontrar em campo: eram simplesmente, dois jogadores técnicos e rápidos, de habilidades formidáveis.
Voltando ao jogo, a equipe de Huddersfield tentava pressionar em busca do empate. No entanto, Arsenal se defendia bem, estando muito compactado na defesa, que era liderada por Alf Baker.
Nada poderia impedir que aquele título ficasse em Londres, e já aos 88 minutos, perto de terminar tempo regulamentar, Jack Lambert recebeu passe de James e marcou o segundo, garantindo um triunfo histórico para os Gunners.
O que mais chama atenção, é que Chapman quando chegou ao Arsenal em 1925, disse, '' Eu vou levar no minimo cinco anos, para montar um time vencedor.'' suas palavras nunca foram tão verdadeiras.
Foto : Capitão do Arsenal, Tom Parker com a taça |
Foto : Jogadores sendo premiados |
FICHA TECNICA
ARSENAL 2-0 HUDDERSFIELD
Arsenal: Preedy, Parker, Hapgood, Baker, Seddon, John, Hulme, Jack, Lambert, James, Bastin.
Huddersfield: Town Turner, Goodall, Spence, Naylor, Wilson, Campbell, Jackson, Kelly, Davies, Raw, Smith.
Gols : Alex James 17 min - Jack Lambert 88 min
Estádio : Wembley
Expectadores : 92,499
Foto : anuncio da decisão |
Foto : Ingresso da final de 1930 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário