Destaques

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Em 1989, Arsenal venceu o Liverpool em Anfield e conquistou de forma histórica o campeonato Inglês

Jogadores com a taça conquistada em Anfield.
Um Liverpool x Arsenal em Anfield seria a grande decisão de Premiership (campeonato Inglês) no dia 26 de maio de 1989. O Arsenal estava três pontos atrás dos Reds (numa época em que apenas a Inglaterra, entre os países mais tradicionais, adotava os três pontos por vitória), e tinha quatro gols a menos de saldo.

Se vencesse por dois gols de diferença, o Arsenal ficaria com o troféu por ter mais gols marcados. Só que o Liverpool não perdia um jogo em casa por mais de um gol havia três anos. Mesmo a vitória simples era considerada improvável - e o Arsenal vinha de quinze anos sem vitória em Anfield.

O jogo, disputado numa noite de sexta-feira, tornaria-se um dos momentos mais emocionantes do clássico livro "Febre de Bola", de Nick Hornby.

Inicialmente marcado para 23 de abril, o confronto precisou ser adiado após o desastre de Hillsborough e só seria disputado mais de um mês depois. Neste intervalo, o Liverpool de Kenny Dalglish conquistou a FA Cup em cima do Everton, o que dava ao clube a oportunidade de conquistar apenas a segunda dobradinha de sua história.

Mesmo com a necessidade de vencer por mais de um gol, o Arsenal foi escalado por George Graham com cinco defensores. O Liverpool era forte pelos lados, com Houghton e Barnes, e tinha um ataque perigoso com Aldridge e Rush - dupla que nunca havia perdido quando escalada desde o início.

Nos Gunners, a formação titular tinha dez ingleses e um irlandês, David O'Leary. Cenário totalmente diferente dos dias atuais.

O primeiro tempo terminou 0 a 0, e o placar só seria aberto aos 7 minutos do segundo tempo por Alan Smith, artilheiro do time com 23 gols. Os jogadores do Liverpool reclamaram que Smith não teria encostado na bola e que, por se tratar de uma falta indireta, o gol não valeria. Mas as imagens deixaram claro o desvio do atacante.

O restante da partida viu o Arsenal se lançar à frente e correr riscos dando o contragolpe ao Liverpool. Mas o tempo ia passando e a torcida local já começava a celebrar quando o tempo regulamentar se esgotou.

Momento em que Michael Thomas marca o gol do título.
Era o segundo minuto de acréscimos (90+2). Kevin Richardson roubou a bola de Barnes e atrasou para o goleiro John Lukic. Na época, o goleiro ainda podia pegar a bola recuada com as mãos. Lukic saiu jogando com o lateral Lee Dixon, que estourou para o campo de ataque buscando Smith. O atacante fez o pivô e encontrou Michael Thomas na direção do gol.

Thomas resistiu aos marcadores e tocou na saída de Grobbelaar, marcando o gol e comemorando com uma 'cambalhota muito esquisita',  garantindo assim o título do campeonato Inglês de 1989 ao Arsenal.

Ironicamente, Thomas defenderia o Liverpool entre 1991 e 1998, inclusive marcando um gol na vitória sobre o Sunderland na decisão da FA Cup em 1992. Mas naquela noite, seu destino era de ser o carrasco dos Reds.

FICHA TÉCNICA - LIVERPOOL 0x2 ARSENAL - 26/05/1989

LIVERPOOL: Bruce Grobbelaar (GK), Gary Ablett, Steve Nicol, Alan Hansen, Steve Staunton, Ray Houghton, Ronnie Whelan (c), Steve McMahon, John Barnes, John Aldridge, Ian Rush (Peter Beardsley).

Tecnico: Keny Dalglish

ARSENAL: John Lukic (GK), David O'Leary, Lee Dixon, Tony Adams (c), Steve Bould (Perry Groves), Nigel Winterburn, Michael Thomas, David Rocastle, Kevin Richardson, Paul Merson (Martin Hayes), Alan Smith.

Técnico: George Graham

Estádio: Anfield, Liverpool - 26 de Maio de 1989
Publico: 41,783
Arbitro: David Hutchinson

Veja abaixo o gol histórico de Thomas

Nenhum comentário:

Postar um comentário